quinta-feira, 22 de maio de 2014

Jaspion e Jiraya

                    

                    Jaspion e Jiraya:

Dois dos grandes responsáveis pelo Nascimento dos Otakus brasileiros.





 Segundo a Wikipédia " Tokusatsu é uma abreviatura da expressão Japonesa "tokushu satsuei" que  traduzida significa " Filme de efeitos especiais"
. Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer Produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais mas  atualmente, tornou-se sinônimo de filmes ou séries live-action ( com atores)  de Super-heróis produzidos no Japão.



Durante a década de 80 e 90 esse  gênero de heróis Japoneses  fez fama no Brasil pela extinta rede Manchete de Televisão.
Dentre eles dois títulos merecem destaque por serem extremamente populares por aqui e por se diferenciar das demais séries da época, são eles Jaspion e Jiraya.



Jaspion




Conhecida No Japão por Kyojuu Tokusou Jaspion (Investigador de Monstros Juspion) e aqui no Brasil pelo título "O Fantástico Jaspion", teve 46 episódios e é simplesmente a série responsável pela febre de séries japonesas em nosso país.

 foi transmitida originalmente pela Rede Manchete a partir de 1988 até meados de 1994, e depois disso foi repetida diversas vezes por vários canais diferentes e sempre com altos índices de audiência.

 A série pertence ao genero Metal Hero ( Caras de armadura metalica que lutam normalmente sozinhos) e ao sub-genero Xerife Espacial ( heroi que tem  como missão proteger um certo setor do espaço, algo semelhante a tropa dos lanternas verdes).

 A Grande curiosidade sobre a série é que ela não teve um grade sucesso em seu país de origem por ser digamos, "Ocidentalizada demais" e de fato Jaspion tem varias referencias ao ocidente confira algumas:

 Tanto Jaspion quanto MacGaren Tem suas armaduras e técnicas de luta baseadas em Star Wars.

 Satan Goss tem toda sua aparência retirada do Darth Vader.

 Os poderes que MacGaren usa ao lutar são semelhantes aos do lado negro da força ( confira pelos raios que ele solta com as mãos)

 O Plano de fundo da história é todo embasado no catolicismo, com direito a Bíblia sagrada, Deus, Demônio e afins.
  Jaspion, Daileon e o Pássaro dourado representa de forma alegórica a Santíssima Trindade.

  Vários dos inimigos da série são baseados em Star Wars e Star treck.
  
  


Jiraya:




  Outro grande sucesso, Sekai Ninja Sen Jiraiya (Guerra Mundial dos Ninjas Jiraiya) ou como conhecemos por aqui "Jiraiya, o Incrível Ninja  teve 50 episódios.
O grande Barato dessa série é que ela se baseava nas aventuras de um ninja  sem superpoderes ( Tirando os Jutsus tão conhecidos hoje em dia por conta de animes como Naruto)



  Por aqui a série chegou no  dia 2 de outubro de 1989 pela Rede Manchete, continuando a fazer muito sucesso durante a  década de 90. 
  Assim como Jaspion , Jiraya não se deu tão bem em seu país de origem, mas o motivo aqui era outro, as pessoas estavam acostumadas com séries em que robos Gigantes lutavam contra monstros  e coisas mais futuristas  e na época e uma série com ninjas e humanos não chamava muito a atenção, tanto que na tentativa de recuperar audiência a série ganhou um robo chamado Deus Jiray, que não fazia sentido nenhum na série.




Curiosidades sobre a série:

 ator que interpreta o pai do Jiraiya, Masaaki Hatsumi, era um  mestre ninja real e ajudava nas coreografias de luta .

O Ator  topou entrar pra série na tentativa de trazer crianças pra sua academia, uma vez que o ninjutsu estava se tornando uma arte falida.

Muito antes de Naruto usar Jutsus de mão  pra invocar seus poderes, Jiraya e seus amigos já faziam isso. 


Logo  depois desses dois heróis tivemos vários outros sucessos japoneses, entre Animes e Tokusatsus, mas isso é história pra outras postagens.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário